CUIDADO COM O SEU PENSAMENTO
Cuidado com o seu pensamento, ele pode ter influência no seu comportamento
Os pensamentos concedem significados às emoções, mas, algumas vezes, à emoções equivocadas. Em determinadas situações ou evento social, nossos pensamentos podem nos induzir a cogitar hipóteses irreais, por exemplo: Estar em uma festa e ter a sensação que todos estão olhando para você; seu pensamento automaticamente poderá remeter a sua roupa e você acreditará que não está adequadamente vestida, para os homens a mesma situação o fará pensar que a barba não esta bem feita.
Episódios com pensamentos negativos levam a sentimentos de tristeza, depressão, ou até mesmo, a pensamentos suicidas ao acreditar que ninguém o ama.
O pensamento interfere na forma de como você compreende o mundo, as pessoas e a si mesmo, podendo ter conclusões precipitadas, irreais e distorcidas.
Não acredite cegamente nos seus pensamentos automáticos, tais como: Eu não consigo; Sou uma pessoa ruim; Tenho certeza que não vou obter resultado satisfatório na entrevista de emprego ou na prova; Eu sou burro. Filtre os seus pensamentos.
Seus pensamentos, suas emoções e comportamentos são consequências das suas crenças, do que você realmente acredita ser verdade sobre você.
Procure evidências favoráveis e seja consciente. Análise seus pensamentos, observe a veracidade e a reação que eles têm com o seu comportamento. Avalie as consequências das suas emoções e se esforce para superar as emoções nocivas.
Aprenda em que momento você não deve ouvir a si mesmo, identifique soluções e evite situações que lhe causam medo ou provoque ansiedade.
Cuide do seu pensamento!
Renata Carvalho de Souza Campos
Profª. do Pré-escolar II